Inicio / Novidades / A Delicada Tarefa de Restauração de uma das Bibliotecas mais antigas do mundo

A Delicada Tarefa de Restauração de uma das Bibliotecas mais antigas do mundo

Os artesãos de cobre na Praça Seffarin, no distrito histórico de Fez, Marrocos, fazem desenhos em travessas e dão forma a potes de cobre ao ritmo.

Chamadas medina, as ruas do bairro forradas de cúpulas e arcos levam-no de volta através da história das dinastias e ocupantes que governaram Marrocos a partir do século IX. No centro da praça encontra-se a Biblioteca Qarawiyyin, fundada há mais de um milénio.

Ouvimos falar muito recentemente da destruição de grandes locais históricos em locais como a Síria e o Iraque, onde a guerra e o ISIS provocam estragos no presente e no passado. Mas esta biblioteca foi amorosamente restaurada para proteger os manuscritos antigos por alguns dos maiores pensadores islâmicos.

Faz parte daquilo a que as Nações Unidas chamam o mais antigo instituto educacional em funcionamento no mundo. O complexo começou como uma mesquita no século IX e expandiu-se para incluir uma universidade e uma biblioteca no século X. É definido por belos pátios centrados em torno de fontes.

Dentro da biblioteca encontram-se caixilhos e arcos de madeira ornamentados, desenhos coloridos de azulejos de cerâmica nos pisos e elegante caligrafia árabe gravada nas paredes. Os tectos altos da sala de leitura são adornados com lustres dourados.

“Há uma grande restauração porque havia necessidade de preservar o edifício e os manuscritos”, disse Abdullah al-Henda, parte da equipa de restauração que tem vindo a trabalhar na restauração desde 2012. “Houve problemas de infiltração, de esgotos, degradação das paredes, algumas fissuras em diferentes locais da biblioteca”.

A biblioteca contém cerca de 4.000 manuscritos: Alcorões que datam do século IX, a mais antiga colecção de hadiths islâmicos – as palavras e acções do profeta islâmico Maomé – e uma cópia original do grande pensador e historiador muçulmano Ibn Khaldun’s Muqaddimah.

E Henda aponta a biblioteca que ligava o leste e o oeste.

“Foi uma ponte de conhecimento de investigadores, entre África e entre o Médio Oriente e a Europa”, afirmou.

Quando a biblioteca abriu, criou um espaço para a troca de ideias entre não-muçulmanos e muçulmanos. No século X, o Papa Sylvester II, conhecido como um prolífico estudioso, foi um dos visitantes.

E tudo isto foi possível graças a uma mulher, Fátima al-Fihri. Ela era a filha piedosa de um comerciante rico que forneceu o dinheiro para fundar a mesquita, a universidade e a biblioteca.