Inicio / Consejos / Carla Hayden Toma a seu cargo a maior biblioteca do mundo

Carla Hayden Toma a seu cargo a maior biblioteca do mundo

Carla Hayden ainda se lembra do dia em que, há mais de cinquenta anos, se apercebeu da importância das datas de vencimento da biblioteca. Depois da escola, enquanto a sua mãe trabalhava, ela ia a pé até à sua biblioteca local na loja de Queens. “Semana após semana”, disse-me Hayden recentemente, que iria ver “Abril Brilhante”, o seu livro favorito. Depois, ia a uma loja do outro lado da rua e comprava um hambúrguer. Mas, um dia, Hayden não conseguiu devolver um livro a tempo, e teve de gastar o seu dinheiro de bolso na taxa de atraso. “Tive de perder um hambúrguer”, disse ela. “Foi aí que soube das multas”.

Desde então, Hayden, que tem sessenta e quatro anos, tem cobrado e perdoado multas ao longo da sua longa carreira como bibliotecária pública. Nos anos dezanove e setenta, durante o seu primeiro trabalho na biblioteca, em Chicago, ela liderou o tempo da história numa livraria de fachada – uma experiência que, brincou ela, a treinou como gerente. “Se conseguir negociar tempo de história com crianças de três e quatro anos”, disse ela, “essa é uma habilidade que se pode levar até ao topo”. Hayden fez: em 1993, depois de trabalhar como bibliotecária de museu em Chicago e professora assistente de ciências bibliotecárias em Pittsburgh, tornou-se directora do sistema de bibliotecas públicas de Baltimore, Maryland. Este mês, foi nomeada Bibliotecária do Congresso, fazendo dela a líder do que poderá ser a maior biblioteca do mundo.

A criação de Hayden foi menos literária do que musical: o seu pai veio de uma longa fila de músicos, e a sua mãe começou a tocar piano com apenas três anos de idade. Ambos os pais tinham um tom perfeito, uma habilidade que Hayden diz que ela também adquiriu. Mas ela descobriu que o seu ouvido aguçado era mais adequado a histórias do que a canções. “Eles podiam olhar para as notas e ouvir música”, disse Hayden. “Podia olhar para textos, e palavras, e ouvir uma voz”. Hayden gostava de livros porque eles alimentavam a sua imaginação, mas ela veio para os acarinhar porque lhe davam um sentido de auto-reconhecimento. A personagem principal de “Abril Brilhante” de Marguerite de Angeli era, tal como Hayden, uma rapariga afro-americana que se junta às Escuteiras Brownie. “Significava muito ver uma pequena rapariga castanha, bastante magra, com uma roupa Brownie, completa com o feijão – e era isso que eu tinha vestido”. Numa cena, April diz a uma líder Brownie que um dia ela quer gerir uma loja, e em resposta é-lhe dito para não sonhar demasiado grande: a discriminação pode impedi-la de sonhar. “Quer dizer que há alguns lugares onde não podemos ir?” pergunta April. “Quer dizer que eles podem não me deixar ser o chefe de uma grande loja?”

Quando Hayden olha para trás nessa altura, ela muda frequentemente para o modo bibliotecário, recitando trechos de sabedoria livreira. “Os livros deveriam ser espelhos, e eles deveriam ser janelas”, disse-me ela. Deveriam transportar-nos para terras longínquas, mas deveriam também ajudar-nos a dar sentido à nossa própria mesa de jantar, ao nosso próprio quarteirão da cidade. Os anos da juventude de Hayden viram mudanças radicais na vida dos afro-americanos: ela nasceu em 1952, ano em que o Supremo Tribunal começou a considerar Brown v. Conselho de Educação; em 1955, enquanto Hayden estava a aprender a ler, Rosa Parks recusou-se a dar o seu lugar a um homem branco num autocarro segregado em Montgomery, Alabama. Após a sua prisão, Rosa Parks escreveu, numa carta aberta aos jornais diários: “Na Biblioteca Pública, localizada perto da secção de compras do centro da cidade, uma pessoa de cor não será autorizada a entrar e ler um livro”. Ela acrescentou que um grupo de estudantes afro-americanos tinha recentemente tentado consultar livros escolares da biblioteca principal. “Foi-lhes dito que os livros estavam lá, mas que seriam enviados para a biblioteca da filial a ser emitida”.

As bibliotecas públicas americanas, embora fundadas para expandir o acesso à informação, também herdam uma história de exclusão – algo que Hayden tem visto em primeira mão. Mais de oitenta por cento dos bibliotecários americanos são mulheres, mas durante duzentos anos o papel de Bibliotecário do Congresso foi preenchido exclusivamente por homens brancos. Hayden é a primeira mulher, e a primeira afro-americana, a ocupar o cargo. A carta de Parks, entretanto, está agora alojada na Biblioteca do Congresso, numa pasta amarelada marcada com a caligrafia clara de um bibliotecário. As digitalizações da carta estão disponíveis online, graças a uma iniciativa de digitalização que se pretende expandir nos próximos anos. Hayden é rápido em salientar que mesmo uma simples digitalização online pode tornar uma biblioteca mais inclusiva. Os leitores de todo o país, disse ela, deveriam “ser capazes de tocar a história dessa forma – e fazê-lo enquanto estão numa biblioteca de fachada de loja”.

Copywriting Masterclass: Copywriting com Gary Halbert

Recentemente, estava conversando com um jovem empresário, gosto quando há pessoas que têm a minha …