Onde eu começo com minha história familiar?

Tive vários amigos que recentemente me perguntaram sobre como fazer sua genealogia. Normalmente, o comentário que ouço é: “Não tenho ideia por onde começar!” ou “Todos os meus ancestrais se foram” ou “Ninguém realmente se lembra de nada em nossa família”. E minha frase favorita de todos os tempos, especialmente quando se trata de discos irlandeses, “todos esses discos foram destruídos, então nunca saberemos!”

Bem, estou aqui para lhe dizer que, mesmo que ninguém se lembre quem foram seus bisavós, nem tudo está perdido. Na verdade, existem muitos registros disponíveis que o ajudarão em sua pesquisa.

Portanto, vamos responder a uma das perguntas que ouço com frequência: “Não tenho ideia por onde começar!” Resposta simples, comece com você mesmo! Coloque suas informações primeiro. Adicione seu nome, data de nascimento, local de nascimento e se deseja informações sobre o batismo. Lembre-se de que chegará o momento em que alguém vai querer saber sobre você! Adicione todas as informações que gostaria de adicionar, como sua escolaridade, interesses e talvez onde você passou as férias e suas ocupações.

A maioria de nós sabe quem são nossos pais biológicos e talvez tenha algum registro de suas vidas. Se eles ainda estão vivos e você não tem muitas informações para começar, faça perguntas sobre seus pais, datas de nascimento e morte e onde eles podem ter crescido. Obviamente, se você for adotado, a busca pode ser mais difícil, mas dependendo do estado em que você nasceu, existem algumas opções também.

Depois de reunir algumas informações, mantenha-as organizadas usando um gráfico de linhagem e um gráfico de grupo familiar, seja pelo jornal, que você pode obter cópias em muitas bibliotecas ou baixar on-line, ou usando um dos programas de computador disponíveis. Eu uso o Family Tree Maker, mas há outros que podem funcionar para você também. Você pode descobrir neste ponto, você já pode ter coletado informações suficientes para postar duas ou três gerações ou até mais do que isso.

Comece a procurar alguns dos sites gratuitos online, como familysearch.org ou National Archives (nara.gov). Você provavelmente pode encontrar algumas informações valiosas em registros como o Censo dos EUA. Identificar a localização de um antepassado de uma enumeração do censo permitirá que você pesquise os livros de história do condado daquela região, obituários e até mesmo registros vitais, como certidões de nascimento, casamento e óbito. Os registros da igreja daquela região também seriam uma fonte valiosa. Eu não começaria a verificar nenhum registro no exterior até que você tivesse esgotado quase todas as possibilidades nos Estados Unidos primeiro. Existem vários outros sites online, como Ancestry.com, Findmypast.com e Myheritage.com que também podem ser úteis, embora você precise de uma assinatura para esses sites.

Muitos acreditam que os registros irlandeses não existem mais e que suas chances de encontrar qualquer coisa são quase nulas. Esse boato não é absolutamente verdade. Nem todos os registros foram destruídos no Four Courts Fire em Dublin em 1922. Estamos agora descobrindo algumas cópias de registros da igreja que nunca foram enviados aos Four Courts para arquivamento e alguns censos anteriores a 1900 ainda existem e agora estão aparecendo online. Há também uma série de substitutos do censo que também estão disponíveis online e que também foram arquivados fora do prédio dos Quatro Tribunais.

O que também pode ser útil para o novo pesquisador é um workshop ou curso oferecido por muitas bibliotecas e até mesmo algumas sociedades oferecem um workshop online. Alguns programas, como o Instituto Nacional de Estudos Genealógicos, também oferecem programas e cursos certificados e não certificados para o historiador da família. Se você está pronto para fazer essa viagem à Irlanda, a Ulster Historical Foundation também oferece duas Conferências de História da Família por ano em seu escritório em Belfast, Irlanda do Norte. A conferência inclui pesquisa no Public Records Office da Irlanda do Norte e uma viagem de um dia a Dublin para pesquisa no National Archives of Ireland, Registry of Deeds e National Library of Ireland.

Bem, são muitas informações, mas assim que você começar a gravar, muitos desses registros se tornarão familiares para você. Lembre-se de que a chave para começar sua pesquisa familiar começa com VOCÊ!