A ascensão da Internet e dos livros digitais fez com que muitos tivessem previsto a queda da biblioteca tradicional.

Em vez disso, as bibliotecas estão a ter uma renascença.

Desapareceram as salas mofadas com painéis de madeira e dentro estão espaços abertos inundados de luz natural e cores brilhantes.

Muitas pessoas, quando questionadas sobre bibliotecas, imaginam edifícios antigos com pouca luz e filas intermináveis de pesadas prateleiras de madeira.

As bibliotecas são a nossa herança. Elas contêm todo o conhecimento que a espécie humana adquiriu. Têm de ser assim… ou talvez não.

As bibliotecas são a vanguarda da civilização. Têm de evoluir, e olhar para o futuro, e não apenas para o passado.

As bibliotecas modernas (e o edifício futurista não é uma obrigação para tornar uma biblioteca moderna) estão a moldar a forma como aprendemos as coisas e desfrutamos dos livros na era digital. Elas oferecem acesso a livros em todas as formas e formatos possíveis.

O objectivo deste posto é encorajá-lo a visitar a biblioteca perto de si. Provavelmente não terá a oportunidade de ir a Singapura e visitar a Biblioteca Pública de Bishan. Por outro lado, essa biblioteca na sua rua também o receberá – com uma magia de livros e o encanto do bibliotecário.

Algumas das bibliotecas da lista são óbvias, nomeando apenas Thomas Fisher Rare Book Library ou Biblioteca de Livros Raros da Universidade de Yale Beinecke. No entanto, passei um tempo considerável a escavar bibliotecas fantásticas também noutros países.

Como verão, bibliotecas de todo o mundo estão a dirigir-se para o futuro, criando para os seus clientes um ambiente mais dinâmico, multi-níveis de aprendizagem e prazer.

1. Biblioteca da Universidade de Economia de Viena, Áustria
  2. Biblioteca Pública de Bishan, Singapura